Cairbar Schutel
 

Cairbar de Souza Schutel

22.09.1868 a 30.01.1938

“O Bandeirante do Espiritismo”

Incansável propagador da Doutrina Espírita

Apóstolo de Matão

Mentor Espiritual das Escolas Mediúnicas

 

Cairbar Schutel nasceu no Rio de Janeiro em 22 de setembro de 1868. Era filho de Antero de Souza Schutel e de D. Rita Tavares Schutel. Frequentou o  Colégio D. Pedro II. No Rio praticou em diversas farmácias e aos 17 anos veio para o Estado de São Paulo, exercendo sua profissão em Piracicaba, Araraquara e depois em Matão, onde residiu 42 anos. Foi um dos fundadores de Matão e seu primeiro Prefeito, trabalhando incansavelmente pelo progresso desta localidade, onde militou na política por alguns anos.

Católico romano por tradição, muito fez pelo brilho dessa religião, com a sinceridade que caracterizou Saulo de Tarso. Mas como essa religião não respondia às perguntas íntimas que Cairbar fazia com respeito ao seu falecido pai, procurou outras fontes de informação fora da Igreja. Nesse tempo residiam em Matão seus amigos Calixto Prado e Quintiliano José Alves, que convidados por Cairbar Schutel, fizeram com ele sessões de tiptologia com a trípode (pequena mesa com três pés). Foi então que, conhecendo que a vida continuava além do túmulo, estudou e abraçou o Espiritismo e dele se tornou um dos maiores propagandistas.

Fundou em 15 de julho de1905, o Centro Espírita Amantes da Pobreza, hoje Centro Espírita O Clarim. Logo a seguir, a 15 de agosto desse ano, lançou  a publicação O Clarim, a 15 de fevereiro de 1925, fundou A Revista Internacional de Espiritismo dedicada aos estudos dos fenômenos anímicos e espíritas.

Publicou diversos livros, entre eles: Espiritismo e Protestantismo,  Histeria e Fenômenos Psíquicos, Médiuns e Mediunidades, Gênese da Alma, Materialismo e Espiritismo, Fatos Espíritas e as Forças X..., Parábolas e Ensinos de Jesus,  O Espírito do Cristianismo, A Vida no Outro Mundo,  Vida e Atos dos Apóstolos, Conferências Radiofônicas.

Cairbar foi casado com Maria Elvira da Silva e Lima, com a qual não teve filhos. A dedicação por todos aqueles que apelaram para a sua ajuda fraternal ficou marcada na história de Matão. Sua residência chegou a ser transformada em hospital de emergência para doentes mentais e obsedados.
Cairbar não dava só a sua inteligência em proveito do seu próximo, oferecia também o seu coração socorrendo os pobres e os enfermos com grande dedicação.

O regresso ao Plano Espiritual, deu-se no dia 30 de janeiro de 1938, precedido de curta enfermidade. Inúmeras pessoas de Matão, das cercanias do Estado de São Paulo e de diversas regiões do Brasil prestaram-lhe comovente tributo de gratidão. O efeito de sua obra até hoje se faz sentir.

Algumas comunicações mediúnicas, informam que o Espírito Cairbar Schutel está, no mundo espiritual, encarregado pela divulgação do Espiritismo na Terra, continuando o magnífico trabalho iniciado em sua última encarnação.

Contato

Entre em contato conosco através do formulário abaixo.
Preencha-o por completo e envie. Retornaremos seu contato o mais breve possível.